Lista de livros sobre o consumo de açúcar e alimentação saudável
Açúcar e seus males à saúde
Sem Açúcar!
por David Gillespie
David Gillespie estava 40 kg acima do peso ideal, era letárgico, dormia mal, criava quatro filhos e tinha gêmeos a caminho. Ele sabia que precisava fazer alguma coisa, mas já tinha tentado todas as dietas e mesmo assim não conseguia emagrecer. Decidiu eliminar o açúcar da sua alimentação. Ele não apenas perdeu o sobrepeso – e se mantém no peso ideal – como também aumentou sua energia. Estimulado pelas conquistas pessoais, David se aprofundou no assunto e passou a estudar a relação entre o açúcar e a obesidade e outras doenças crônicas, como diabetes e o mal de Alzheimer. O que ele descobriu é surpreendente!
Você vai:
- entender por que o açúcar faz mal e como você pode ficar viciado nele;
- aprender um programa de 5 passos para se livrar do hábito de consumir açúcar;
- saber como comprar produtos sem açúcar sem se deixar enganar pelos rótulos;
- saber como criar filhos livres do vício no açúcar.
The Case Against Sugar (em inglês)
O autor expõe o açúcar como o tabaco do novo milênio: apoiado por lobbies poderosos, enraizado em nossas vidas, e nos deixando muito doentes. Nos EUA o diabetes é mais prevalente hoje do que nunca, a obesidade está em proporções epidêmicas, e estima-se que cerca de 10% das crianças tenham doença hepática gordurosa não alcoólica – e o açúcar está na raiz destes e de outros problemas críticos relacionados à saúde. Gary Taubes mergulha na história da relação dos americanos com o açúcar: seus usos como conservante, como um aditivo em cigarros, o uso excessivo de xarope de milho de alta frutose. Apresenta pesquisas que tratam do nosso vício de doces. Ele torna claro argumentos contra o açúcar, corrige equívocos sobre a relação entre açúcar e perda de peso, e fornece a perspectiva necessária para tomar decisões embasadas sobre o açúcar como indivíduos e como sociedade.
Saúde e Alimentação
Guia Alimentar para a População Brasileira
O Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2006, apresentou as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a nossa população. Diante das transformações sociais vivenciadas pela sociedade brasileira, que impactaram sobre suas condições de saúde e nutrição, fez-se necessária a apresentação de novas recomendações. A segunda edição do guia passou por um processo de consulta pública, que permitiu o seu amplo debate por diversos setores da sociedade e orientou a construção da versão final, aqui apresentada.