A verdade tóxica

(traduzido e adaptado do original em inglês “The Toxic Truth”, disponível em http://sugarscience.ucsf.edu/hidden-in-plain-sight/#.WWD2yIjyvIV)

Muito frutose pode danificar seu fígado, como muito álcool

Existe um crescente consenso cientifico de que um dos tipos mais comuns de açúcar, frutose, pode ser tóxico para o fígado, assim como o álcool.

rosquinha

A frutose é o açúcar que dá o sabor doce às frutas. Para a maioria das pessoas não há nada de errado em comer frutose em seu estado natural, na fruta.

Mas hoje os fabricantes extraem e concentram a frutose de milho, beterraba e cana de açúcar, removendo a fibra e nutrientes no processo. Receber doses freqüentes e altas de frutose ao longo do dia, sem fibra para diminuir a velocidade, é mais do que nossos corpos foram projetados para lidar.

31% dos adultos americanos e 13% das crianças sofrem de doença hepática gordurosa não alcoólica (eminglês , non-alcoholic fatty liver diseas – NAFLD).

Quase todos os açúcares adicionados contêm quantidades significativas de frutose. As formulações típicas de xarope de milho com alto teor de frutose contêm mais de 50% de frutose, dependendo dos métodos de processamento. O açúcar de mesa e até os adoçantes que soam saudáveis, como o açúcar de cana orgânico, são 50% de frutose.

(mais…)

Escondido a olhos vistos

O açúcar adicionado está escondido em 74% dos alimentos embalados

(traduzido e adaptado do original em inglês “Hidden in Plain Sight”, disponível em http://sugarscience.ucsf.edu/hidden-in-plain-sight/#.WWD2yIjyvIV)

muito açúcar

Nós tendemos a pensar que o açúcar é encontrado principalmente em sobremesas como biscoitos e bolos, mas também é encontrado – especialmente como açúcar adicionado – em muitos outros alimentos saborosos, como o pão e o molho de macarrão. E alguns alimentos promovidos como “naturais” ou “saudáveis” são carregados com açúcares adicionados, aumentando a confusão. Na verdade, os fabricantes adicionam açúcar a 74% dos alimentos embalados vendidos nos supermercados. Portanto, mesmo que você passe a sobremesa, você ainda pode estar consumindo mais açúcar do que o recomendado.

Como sei se estou comendo açúcar adicionado?

O açúcar adicionado está escondido em alimentos que muitos consideramos saudáveis, como iogurte e barras de energia. Também é adicionado a comidas salgadas, como ketchup, pães, molho de salada e molho de macarrão.

A US Food and Drug Administration (FDA) exige que os produtores de alimentos listem todos os ingredientes em seus alimentos. Mas o açúcar adicionado vem em muitas formas – e é por isso que é tão difícil de encontrar no rótulo dos ingredientes.

(mais…)

Ministério vai assinar acordo com a indústria para reduzir açúcar em alimentos

Segundo o portal Agência Brasil, em matéria de Ludmilla Souzao ministro da Saúde, Ricardo Barros informou, no dia 27 de junho, que o governo pretende assinar um acordo com a indústria para reduzir a quantidade de açúcar em alimentos processados, como ocorreu com o sódio. Desde 2011, a indústria retirou mais de 17,2 mil toneladas de sal dos alimentos, segundo balanço divulgado em junho.

balas açucaradas

“Assim como a diminuição do sódio, esse semestre ainda assinaremos o acordo de redução de açúcar, e a educação será feita a partir da portaria interministerial Saúde na escola e isso vai nos permitir melhorar o controle da obesidade através do ensino de melhores hábitos de consumo e também da conscientização para o exercício físico”, disse Barros em um painel sobre consumo de açúcar durante o Ethanol Summit 2017, em São Paulo. O evento discute energias renováveis, particularmente o etanol e produtos derivados da cana-de-açúcar.

Rótulo de alimentos com informação nutricional
Ministério que melhorar rotulagem de alimentos

(mais…)