Açúcar
A verdade tóxica
(traduzido e adaptado do original em inglês “The Toxic Truth”, disponível em http://sugarscience.ucsf.edu/hidden-in-plain-sight/#.WWD2yIjyvIV)
Muito frutose pode danificar seu fígado, como muito álcool
Existe um crescente consenso cientifico de que um dos tipos mais comuns de açúcar, frutose, pode ser tóxico para o fígado, assim como o álcool.
A frutose é o açúcar que dá o sabor doce às frutas. Para a maioria das pessoas não há nada de errado em comer frutose em seu estado natural, na fruta.
Mas hoje os fabricantes extraem e concentram a frutose de milho, beterraba e cana de açúcar, removendo a fibra e nutrientes no processo. Receber doses freqüentes e altas de frutose ao longo do dia, sem fibra para diminuir a velocidade, é mais do que nossos corpos foram projetados para lidar.
31% dos adultos americanos e 13% das crianças sofrem de doença hepática gordurosa não alcoólica (eminglês , non-alcoholic fatty liver diseas – NAFLD).
Quase todos os açúcares adicionados contêm quantidades significativas de frutose. As formulações típicas de xarope de milho com alto teor de frutose contêm mais de 50% de frutose, dependendo dos métodos de processamento. O açúcar de mesa e até os adoçantes que soam saudáveis, como o açúcar de cana orgânico, são 50% de frutose.