O açúcar adicionado está escondido em 74% dos alimentos embalados

(traduzido e adaptado do original em inglês “Hidden in Plain Sight”, disponível em http://sugarscience.ucsf.edu/hidden-in-plain-sight/#.WWD2yIjyvIV)

muito açúcar

Nós tendemos a pensar que o açúcar é encontrado principalmente em sobremesas como biscoitos e bolos, mas também é encontrado – especialmente como açúcar adicionado – em muitos outros alimentos saborosos, como o pão e o molho de macarrão. E alguns alimentos promovidos como “naturais” ou “saudáveis” são carregados com açúcares adicionados, aumentando a confusão. Na verdade, os fabricantes adicionam açúcar a 74% dos alimentos embalados vendidos nos supermercados. Portanto, mesmo que você passe a sobremesa, você ainda pode estar consumindo mais açúcar do que o recomendado.

Como sei se estou comendo açúcar adicionado?

O açúcar adicionado está escondido em alimentos que muitos consideramos saudáveis, como iogurte e barras de energia. Também é adicionado a comidas salgadas, como ketchup, pães, molho de salada e molho de macarrão.

A US Food and Drug Administration (FDA) exige que os produtores de alimentos listem todos os ingredientes em seus alimentos. Mas o açúcar adicionado vem em muitas formas – e é por isso que é tão difícil de encontrar no rótulo dos ingredientes.

Existem pelo menos 61 nomes diferentes de açúcar listados nas etiquetas dos alimentos. Estes incluem nomes comuns, como sacarose e xarope de milho de alta frutose, bem como malte de cevada, dextrose, maltose e xarope de arroz, dentre outros.

Enquanto os rótulos dos produtos listam o conteúdo total de açúcar (no Brasil ainda não há essa obrigação), os fabricantes não são obrigados a dizer se esse total inclui açúcar adicionado, o que torna difícil saber quanto do total vem do açúcar adicionado e quanto ocorre naturalmente em ingredientes como frutas ou leite. Isso torna muito difícil saber a quantidade de açúcar adicionado que estamos consumindo.

Qual o consumo de acúcar recomendado?

Limites diários de açúcar adicionado:

  • mulheres: 6 colheres de chá. (25g)
  • homens: 9 colheres de chá. (38g)
  • crianças: 3-6 colheres de chá. (12-25g)

Ao contrário do sal e das gorduras que são adicionados aos alimentos, os rótulos nutricionais não fornecem um valor de referência diário para o açúcar adicionado.

No entanto, a American Heart Association (AHA) recomenda não mais do que 9 colheres de chá (38 gramas) de açúcar adicionado por dia para homens e 6 colheres de chá (25 gramas) por dia para mulheres.5 Os limites de AHA para crianças variam de acordo com sua idade e necessidades calóricas, mas variam entre 3-6 colheres de chá (12 – 25 gramas) por dia.

Mesmo os alimentos “saudáveis” podem ser elevados em açúcar

Com até 11 colheres de chá (46,2 gramas) de açúcar adicionado em cerca de 350 ml em alguns refrigerantes, uma única porção excede a recomendação da AHA para os homens e é cerca de duas vezes o recomendado para mulheres e crianças. Mas o açúcar não está apenas em bebidas e produtos doces. Aqui estão alguns itens de aparência saudável que você pode encontrar no supermercado e que também possuem alto teor de açúcares:

– Uma marca líder de iogurte contém 7 colheres de chá (29 gramas) de açúcar por porção.

– Um barra de cereais feito com “frutas reais” e “grãos inteiros” indica 15 gramas de açúcar.

– Um único copo de cereais de farelo com passas, em uma caixa que diz “sem xarope de milho rico em frutose”, contém 20 gramas de açúcar por porção.

– Um produto de suco de cranberry / romã, também anunciando “sem xarope de milho de alta frutose” e “100% de vitamina C”, contém 30 gramas de açúcar adicionado por 235 ml. Alguns dos açúcares ocorrem naturalmente, mas alguns deles foram adicionados.

Alterando rótulos para ajudar os consumidores

Os americanos consomem 66 quilos de açúcar adicionado a cada ano, em média.

Fazer decisões saudáveis ​​sobre alimentos requer a obtenção de informações completas sobre o rótulo dos alimentos. Quando os açúcares estão ocultos, não reconhecidos na maioria dos alimentos embalados, é uma escolha difícil de fazer.

Para abordar isso, o FDA está considerando revisar o design do rótulo atual, incluindo alterar a forma como um tamanho de porção é medido e possivelmente adicionar um item de linha separado destacando a quantidade de açúcar adicionado.

Existe uma discussão ativa agora em círculos de saúde pública sobre como tornar os rótulos nutricionais mais fáceis de ler e a necessidade de recomendações mais claras sobre quanto açúcar adicional é seguro consumir. Fique atento à SugarScience enquanto seguimos essa discussão e apresentamos seu impacto para os consumidores.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *